Plano de contingência da gripe: Consulta aberta nas unidades de saúde do Médio Tejo

13/12/2017

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE implementará, a partir de dia 14 de dezembro, no âmbito do plano de contingência da gripe, a designada «consulta aberta».

Uma medida avançada pelo Conselho de Administração, que tem por objetivo descongestionar os serviços de urgência do CHMT em Abrantes, Tomar e Torres Novas.

Esta consulta funciona nos dias úteis, às segundas e terças/quintas e sextas, das 18h30 às 22h30, nas três unidades hospitalares, de Abrantes, de Tomar e de Torres Novas, que constituem o CHMT.

A adesão a esta modalidade é voluntária e depende exclusivamente da vontade do utente.

Na consulta aberta os doentes são avaliados por médicos e tem acesso igualmente a meios de diagnóstico (análises, rx e outros exames que o médico entenda serem necessários), tal qual como nos serviços de urgência.

A consulta aberta é um complemento ao Plano de contingência da Gripe que se manterá em funcionamento durante a vigência deste Plano e é dirigida a todos os utentes da área de geográfica de referência do CHMT.

Vacina gratuita para mais de 65 anos e outros grupos prioritários.

A gripe é uma doença transmissível em relação à qual podem ocorrer complicações. As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são as mais vulneráveis às complicações da doença.

Assim, e à semelhança de anos anteriores, o Ministério da Saúde determina que a vacina contra a gripe sazonal é gratuita, na época 2017/2018, para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos pela Direção-Geral da Saúde.

Os vírus que causam a gripe podem apresentar variações que implicam alterações anuais na composição da vacina.

A vacina contra a gripe é recomendada para determinados grupos populacionais, nomeadamente para aqueles em maior risco de sofrerem complicações, com eventuais repercussões no excesso de mortalidade, e deve ser administrada anualmente às pessoas para as quais se recomenda.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE > Notícias