CHLN | Consultas de IVG: Contratação de enfermeiros permite retoma de consultas

01/02/2018

O Hospital de Santa Maria, inserido no Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), contratou os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica necessários para retomar as consultas de interrupção voluntária de gravidez (IVG), que recomeçaram esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro.

Em declarações, o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos Martins, informou que o hospital iniciou um processo de recrutamento de enfermeiros especialistas, tendo contratado em prestação de serviço para a urgência 160 horas semanais, o que equivale a quatro enfermeiros em tempo integral a partir deste mês. Há ainda oito contratos de enfermeiros especialistas a aguardar autorização final do Ministério das Finanças.

«Teremos em fevereiro quatro enfermeiros a tempo integral na urgência e oito novos enfermeiros especialistas a trabalhar connosco, mas não iremos parar por aqui. O planeamento que temos em termos de recomposição dos recursos humanos em carreira de enfermagem, de especialistas, terminará a 30 de junho», afirmou Carlos Martins.

O administrador sublinha que, deste modo, estão garantidas todas as condições para retomar em pleno a atividade na área de saúde materna e obstetrícia, mais concretamente as primeiras consultas de IVG, que estiveram interrompidas. Garantiu ainda que, durante esta interrupção, a capacidade e tempo de resposta não foram colocados em causa, uma vez que as utentes foram enviadas para entidades convencionadas com o Serviço Nacional de Saúde.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Lisboa Norte > Notícias