Seminário DESVENDAR – DEScobrir para VENcer as Doenças rARas: continuam abertas as inscrições – INSA

imagem do post do Seminário DESVENDAR – DEScobrir para VENcer as Doenças rARas: continuam abertas as inscrições

02-02-2018

Continuam abertas as inscrições para o Seminário “DESVENDAR – DEScobrir para VENcer as Doenças rARas”, que terá lugar, dia 28 de fevereiro, no Porto, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge no Porto. A iniciativa, que decorre no âmbito do Dia das Doenças Raras 2018 e será transmitida por videoconferência no edifício sede do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, tem entrada livre mas carece de registo prévio.

Promovido pela Unidade de Rastreio Neonatal Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana (DGH) do Instituto Ricardo Jorge, o Seminário DESVENDAR abordará quatro grandes áreas: “Descobrir para vencer a Fibrose Quística”, “Descobrir para vencer as doenças hereditárias do metabolismo proteico”, “Desvendar as raras entre as comuns” e “Descobrir para vencer as Doenças Lisossomais de Sobrecarga (DLS’s)”. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

A Unidade de Rastreio Neonatal Metabolismo e Genética do Instituto Ricardo Jorge é atualmente o maior laboratório nacional na área do diagnóstico em Doenças Hereditárias do Metabolismo (DHM), desenvolvendo a sua atividade em estreita colaboração com outras unidades e grupos de investigação do DGH que também desenvolvem atividades em DHM, nomeadamente os grupos de investigação em doenças mitocondriais e em doenças lisossomais de sobrecarga). Financiado pelo programa NORTE2020, o projeto de investigação transversal “DESVENDAR – DEScobrir, VENcer as Doenças rARas” é um dos exemplos dessa colaboração.

Este projeto do Instituto Ricardo Jorge tem como objetivo investigar e implementar novos métodos de biologia celular e molecular aplicáveis às doenças raras de forma menos direcionada permitindo uma abordagem mais abrangente e ultrapassando as atuais abordagens através de uma exclusão específica e sequencial. A prossecução deste objetivo contribuirá para a melhoria significativa da capacidade de diagnóstico instalada, incrementando a sua oferta de serviços com novos testes diagnósticos para doenças raras, mais rápidos e precisos.

Criado pela EURORDIS-Rare Diseases Europe em 2008, o Dia das Doenças Raras é comemorado anualmente no último dia de fevereiro, em mais de 80 países, com o objetivo de alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes enfrentam no seu quotidiano. A EURORDIS é uma aliança não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países, que trabalham juntas para melhorar a vida dos 30 milhões de pessoas com doenças raras na Europa.

A doença rara é uma doença crónica maioritariamente debilitante e muitas vezes fatal precocemente, que requer esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz. No seu conjunto, as doenças raras afetam cerca de 6% a 8% da população, estimando-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.