Vacina contra a gripe: Portugal volta a aumentar cobertura vacinal nos grupos de risco

08/02/2018

Portugal tem aumentado, nos últimos anos, a taxa de cobertura vacinal contra a gripe nos grupos de risco, estimando-se que este ano tenham sido vacinados pelo menos 62 % dos idosos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) sobre a vacinação contra a gripe na Europa, divulgado no dia 6 de fevereiro, revelou que se verifica uma tendência decrescente da vacinação.

A Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em declarações à agência Lusa, afirmou que em Portugal a tendência é contrária, tendo havido nos últimos anos aumento da cobertura vacinal nas populações de risco. «A partir da pandemia de 2009/2010, todos os anos temos melhorado os indicadores. Este ano, mais uma vez, ainda numa avaliação preliminar, temos indicação de que vamos ficar com uma cobertura vacinal superior à do ano passado», salientou.

Segundo a Direção-geral da Saúde, desde a época 2015/2016 que se têm vacinado cerca de 60 % das pessoas com 65 ou mais anos (quase 2 em cada 3 pessoas). Para esta última época vacinal, Graça Freitas estima que se tenha atingido uma cobertura de pelo menos 62 % na população idosa.

A responsável diz que nos últimos anos se tem aumentado cerca de dois pontos percentuais a taxa de cobertura de vacinação dos idosos. No caso particular das pessoas residentes em lares tem-se verificado uma cobertura vacinal da ordem dos 90 % desde a época 2011/2012, refere ainda a DGS.

Apesar de a cobertura entre os profissionais de saúde também ter registado melhorias, a Diretora-geral da Saúde reconhece e lamenta que continue abaixo do que era desejado.

Em Portugal a vacina é gratuita para todas as pessoas com 65 ou mais anos de idade e pessoas residentes em instituições para além de outros grupos de risco.