Cuidados continuados: Algarve reforça capacidade assistencial com mais camas

12/02/2018

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o Centro Distrital de Faro da Segurança Social e as entidades gestoras das unidades de internamento Al-Vita e do Azinhal celebraram, dia 9 de fevereiro, as adendas aos contratos-programas com o objetivo de aumentar o número de camas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

As adendas preveem a ampliação de 10 camas de cuidados continuados integrados nas tipologias de convalescença (5) e de média duração (5) na Unidade Al-Vita, em Portimão, e a reconversão de 10 camas de média duração e reabilitação em longa duração e manutenção na Unidade do Azinhal, em Castro Marim. Desta forma, contribuem para alargar a capacidade assistencial da RNCCI no Algarve.

A cerimónia de assinatura decorreu na sede da ARS Algarve, em Faro, contando com a presença do Presidente do Conselho Diretivo e da Vogal da ARS Algarve, Paulo Morgado e Josélia Gonçalves, da Diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Margarida Flores, da Coordenadora da Equipa de Coordenação Regional de Cuidados Continuados Integrados do Algarve, Fernanda Faleiro, da gerente da Pro-FN, Serviços de Saúde, Lda., da Unidade Al-Vita, Ana Paula Nunes, do Presidente e do Vice-Presidente da Associação de Bem-Estar Social da freguesia do Azinhal, António Manuel Martins Pereira e Luís Manuel Dias Martins.

Com este reforço, a Região de Saúde do Algarve dispõe atualmente de um total de 529 camas de internamento destinadas a cuidados continuados integrados, sendo 74 de convalescença, 138 para internamentos de média duração e reabilitação e 317 para internamentos de longa duração e manutenção.

O Algarve é uma das regiões do país que, neste momento, oferecem maior cobertura assistencial a nível de internamento em cuidados continuados integrados. Também é a região que apresenta a taxa de ocupação mais elevada para todas as tipologias de internamento.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Algarve – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/