Instituto Ricardo Jorge promove segunda edição de “Ciência e Cultura mas que Mistura”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove segunda edição de “Ciência e Cultura mas que Mistura”

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga, promove, dia 17 de fevereiro, em Lisboa, a segunda edição de “Ciência e Cultura mas que Mistura”, subordinada ao tema “Nas ilhas do ouro branco. Açúcar uma história com várias faces”. A iniciativa visa contribuir para a capacitação dos cidadãos em relação ao conhecimento do valor nutricional da sua alimentação, através da utilização da Tabela da Composição de Alimentos.

Organizado no âmbito da exposição temporária “As ilhas do ouro branco – Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)“, o evento tem também como objetivo promover a divulgação da cultura científica de forma simples, junto das pessoas e fora dos contextos habituais, procurando contribuir para aproximar a comunidade científica à sociedade civil. A participação nesta iniciativa, que decorre no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, entre as 10:30 e as 17:00, é gratuita, com exceção da visita à exposição temporária que obriga à aquisição prévia de ingresso.

programa de “Nas ilhas do ouro branco. Açúcar uma história com várias faces” prevê a realização de conversas, conferências, visitas orientadas e provas gastronómicas. A exposição “As ilhas do ouro branco – Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)”, que está patente até 18 de março e marcou o início das comemorações dos 600 anos da descoberta do arquipélago da Madeira, revela o impacto da economia do açúcar na encomenda artística da Madeira, reunido 86 obras, algumas de grandes pintores flamengos.

Tabela da Composição de Alimentos (TCA) é um documento de referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, que reúne informação sobre o teor de 42 componentes/nutrientes (Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais). A versão atual da TCA inclui 1094 alimentos (crus, cozinhados e processados), sendo a sua pesquisa possível, por exemplo, através de palavra-chave, grupo de alimentos, componentes ou lista alfabética.