Hepatite C | Quase 9 mil curados em 3 anos: Taxa de cura mantém-se nos 97%. Mais de 15 mil iniciaram tratamento

19/02/2018

Mais de 15 mil doentes com hepatite C iniciaram tratamento nos últimos três anos. De acordo com dados do Portal da Hepatite C, gerido pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, até ao dia 14 de fevereiro de 2018, foram autorizados 18.929 tratamentos em todo o país, a maior parte dos quais a doentes do sexo masculino (73%) e com, em média, 50 (homens) e 55 anos (mulheres).

Em relação aos resultados dos tratamentos, a taxa de cura mantém-se nos 97%, com 8.870 doentes curados e apenas 305 não curados.

Os dados revelam que o número de doentes em fase precoce de tratamento está em crescimento, «o que claramente beneficia o prognóstico e o aumento da qualidade de vida», refere o Infarmed.

Recorda-se que o programa para o tratamento da hepatite C foi anunciado a 6 de fevereiro de 2015, após meses de negociações entre o Infarmed e a indústria farmacêutica.

Sobre a Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado. Esta inflamação pode desaparecer espontaneamente ou progredir para fibrose (cicatrizes), cirrose ou cancro do fígado. Os vírus da hepatite são a causa mais comum de hepatite no mundo. Pode, também, ser causada por substâncias tóxicas (por exemplo, álcool, certos medicamentos) e doenças autoimunes.

A hepatite viral consiste num grupo de doenças infeciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E.

A hepatite representa um elevado risco para a saúde global, uma vez que existem cerca de 240 milhões de pessoas com infeções crónicas por hepatite B e cerca de 130-150 milhões de pessoas infetadas pelo vírus da hepatite C.

As hepatites A e E são geralmente causadas por ingestão de alimentos ou de água contaminados, enquanto que as hepatites B, C e D derivam do contacto com fluidos corporais infetados. A transmissão mais comum destes últimos tipos é através de transfusão de sangue, produtos sanguíneos contaminados e procedimentos médicos invasivos em que se utilizaram equipamentos contaminados. A transmissão da hepatite B pode ocorrer também através do contacto sexual.

Embora muitas vezes assintomática ou acompanhada de poucos sintomas, a infeção pode manifestar-se através de icterícia, urina escura, cansaço intenso, náuseas, vómitos e dor abdominal. O vírus da hepatite pode causar infeções agudas e crónicas, como, por exemplo, a inflamação do fígado, que pode levar o paciente a desenvolver cirrose e cancro hepático.

Trata-se, geralmente, de uma doença com cura, pelo que se apela ao diagnóstico precoce e consequente tratamento.

Para saber mais, consulte: