Doença dos Legionários: Recolha e análise de amostras de água de hospitais em todo o país

21/02/2018

Estão a ser recolhidas e analisadas amostras de água de hospitais das cinco regiões de saúde, no âmbito do Programa de Intervenção Operacional de Prevenção Ambiental da Legionella (PIOPAL), revelou Fernando Almeida, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge).

Este programa foi criado através do Despacho n.º 10285/2017, na sequência do surto ocorrido em novembro de 2017, no Hospital São Francisco Xavier.

O Presidente do Instituto Ricardo Jorge afirmou que, até ao final de 2018, serão alvo de intervenção todos os hospitais públicos, alguns privados e alguns centros de saúde. Em 2019 continuarão os trabalhos do programa, nomeadamente junto dos restantes privados e centros de saúde.

Até ao momento, já chegaram aos laboratórios amostras colhidas nos hospitais que as Administrações Regionais de Saúde consideraram prioritários, tendo sido abrangidas unidades de saúde localizadas nas cinco regiões.

Para Fernando Almeida, o principal objetivo do PIOPAL é «prevenir eventuais novos casos de surtos de legionella em ambiente de prestação de cuidados de saúde», salientando que se trata de um «programa de vigilância laboratorial» no âmbito do qual vai ser feito «um conjunto de avaliações analíticas nas águas das unidades», permitindo às administrações conhecer o estado das águas e corrigir o que for necessário.

O Instituto Ricardo Jorge é responsável por assegurar a vigilância laboratorial da qualidade da água, pesquisa e identificação da legionella, em todas as unidades de prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: Lusa

Visite:

Instituto Ricardo Jorge – http://www.insa.pt/