ULSM | SNS + Proximidade: Aquisição de viaturas para cuidados domiciliários em Matosinhos

28/02/2018

Foi alargada a frota da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), com a aquisição de três viaturas, o que permite aumentar a capacidade da resposta assistencial da equipa de cuidados paliativos, prestando cuidados aos utentes no domicílio e evitando que se desloquem ao hospital.

Esta aquisição decorreu na semana dedicada à temática do «Cuidar em Casa», que decorre até 2 de março, e que se insere no projeto SNS + Proximidade.

Nesta ocasião, o Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados, Manuel Lopes, e a Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Paula Duarte, estiveram presentes na ULSM, para conhecer as respostas assistenciais dinamizadas pelas unidades de saúde e suas equipas.

A USLM é pioneira em projetos de apoio domiciliário, disponibilizando respostas direcionadas para a reabilitação física e respiratória, saúde mental, cuidados neonatais, doente crónico complexo, cuidados paliativos, entre outros. Projetos que assumem particular relevância para as pessoas mais idosas, com múltiplos problemas de saúde, e que permitem «envelhecer no seu contexto» ou «envelhecer em casa».

O «Cuidar em Casa» deslocaliza os cuidados das instituições para a casa das pessoas, levando a uma redefinição do processo de prestação de cuidados.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/

Administração Regional de Saúde do Norte > Notícias