Promoção da água pública em Santo Tirso

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, esteve esta segunda-feira, dia 5 de março, em Santo Tirso com o Presidente da Câmara, Joaquim Couto, a inaugurar o primeiro de 47 bebedouros públicos que serão construídos em 2018 no Município.

Existem, atualmente, dez bebedouros públicos no Município de Santo Tirso – três em escolas e sete espalhados pela cidade – e até ao final do ano está prevista a construção de mais 47, dos quais 21 em escolas e 26 em espaços públicos.

O programa de instalação de pontos de água gratuitos em Santo Tirso implicará um investimento local de 60.500 euros e foi apresentado esta manhã pelo Presidente da Câmara de Santo Tirso, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, do Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça, e da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

O bebedouro instalado na Praça dos Carvalhais, no centro da cidade, marca o arranque da campanha local de promoção do consumo da água da rede pública – «Beba Água de Santo Tirso. Segura e de Confiança».

Assinado Protocolo no âmbito da promoção da alimentação saudável

Os pontos de água gratuitos vão ser construídos ao abrigo do protocolo assinado entre a Direção-Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte e o Município de Santo Tirso.
Este protocolo, no âmbito da promoção da alimentação saudável, oficializa a colaboração da Câmara Municipal de Santo Tirso na operacionalização da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) e da Promoção da Atividade Física.

A assinatura decorreu, ao início da manhã, na Escola Básica da Ermida, onde foi também apresentado o programa municipal de lanches saudáveis nas cantinas de 36 escolas do 1.º ciclo do concelho.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte > Notícias