Exames Sem Papel: Projeto continua a avançar no setor convencionado

09/03/2018

O projeto «Exames Sem Papel» constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde e visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.

Sob a responsabilidade dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o projeto continua a avançar e a disponibilização de resultados dos MCDT já é possível ao nível de entidades convencionadas. Os exames médicos são requeridos pelo médico, no âmbito dos cuidados de saúde primários das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste momento, «Exames Sem Papel» estão disponíveis nas seguintes entidades do setor convencionado:

  • Laboratório Joaquim Chaves Miraflores
  • Laboratório Joaquim Chaves Algarve
  • Lumilabo, Laboratório de Análises Clínicas, SA
  • Maria Celeste Formosinho Fernandes, Lda.
  • M. Leonilde Godinho da Silva, Lda.

Estas entidades disponibilizam resultados digitalmente, sem suporte papel, facilitando, assim, o acesso aos resultados de exames, que o utente poderá consultar na sua Área do Cidadão do Portal SNS e o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional. São casos de boas práticas na disponibilização de resultados de MCDT e exemplos que, em colaboração com a SPMS, EPE, poderão ser seguidos por mais entidades do setor convencionado.

Para consultar os resultados dos seus exames, o utente deverá registar-se na Área do Cidadão do Portal SNS, o que vai permitir aceder, igualmente,  a informação sobre saúde, guias de tratamento, boletim de vacinas, marcação de consultas com o médico de família, entre outras funcionalidades.

Até dia 2 de março, foram consultados 1.085 resultados de MCDT através da Área do Cidadão do Portal SNS.

Integrando o processo de transformação digital na Saúde, «Exames Sem Papel» têm como principal finalidade potencializar a aproximação do médico ao cidadão, a redução de desperdício na prestação de MCDT, a desburocratização e uma maior segurança para todos os intervenientes.

Para saber mais, consulte:

Serviços Partilhados do Ministério da Saúde > Notícias