Nova unidade de saúde: Construção do centro de saúde de Alfena, em Valongo, vai arrancar

15/03/2018

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte decidiu construir novas instalações para a Unidade de Saúde de Alfena, substituindo as atuais, que, além de serem arrendadas – o que representa um encargo financeiro acrescido para o erário  público –, denotam alguma degradação e insuficiência e são de acesso difícil para os doentes, em especial para os portadores de incapacidade mais acentuada.

Por outro lado, as mesmas instalações tornavam-se desadequadas à implementação dos princípios da Reforma dos Cuidados de Saúde  Primários, que o Ministério da Saúde está a levar a efeito e visa, em síntese, dotar toda a população inscrita com a sua equipa de saúde familiar.

Tendo conhecimento desta situação, a ARS do Norte entendeu dar seguimento a esta prioridade e, em consequência, após conclusão de todo o processo administrativo, foi já emitido o respetivo visto do Tribunal de Contas, o qual vem permitir que, previsivelmente, até ao final do mês de março ou início de abril, a edificação da obra possa ter o seu início.

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, por acordo, doou a parcela de terreno onde a futura unidade de saúde se vai localizar.

O investimento calculado é da ordem de um milhão e quatrocentos mil euros (1.372.490,06 €), sendo que, deste valor, 85% são comparticipados por fundos provenientes do Programa 2020 e o restante através do Orçamento Geral do Estado.

As novas instalações terão de estar concluídas e acessíveis aos utentes e aos respetivos profissionais em 2019.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte, IP – http://www.arsnorte.min-saude.pt/