ARS Algarve | Projeto-piloto: SNS reforçado com dez Unidades de Saúde Móveis de Proximidade

20/03/2018

A região do Algarve vai ser reforçada, durante o ano de 2018, com dez Unidades de Saúde Móveis de Proximidade (USMP), que visam garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto das populações residentes em territórios rurais e de baixa densidade.

Este projeto-piloto tem como objetivo reforçar os cuidados de saúde prestados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, mais concretamente nos municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.

O projeto-piloto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, cujas candidaturas foram apresentadas pela ARS Algarve, em parceria com os municípios da região, integrando também a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve).

O processo de aquisição das USMP será realizado pelas autarquias, que são as beneficiárias financeiras do apoio comunitário. Mediante protocolos, cada um dos dez municípios vai colaborar em estreita articulação com a ARS Algarve e as unidades do Serviço Nacional de Saúde, para assegurar apoio e cuidados de saúde cada vez mais próximos da população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/