Surto de sarampo: há 53 casos confirmados. Número de casos suspeitos subiu para 145

20/03/2018

Em relação ao surto de sarampo identificado na região Norte, até às 19 horas do dia 19 de março de 2018 foram reportados 145 casos suspeitos, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto. Estão internados 5 doentes, com situação clínica estável.

Dos 145 casos reportados, 53 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 51 foram infirmados. Os restantes 41 casos aguardam resultado laboratorial.

Dos 53 casos confirmados, todos adultos, um pertence à região Centro, embora com ligação ao surto que decorre na região Norte.

Está em curso a investigação epidemiológica detalhada da situação, que inclui a investigação laboratorial de todos os casos.

Recorda-se que a Direção-Geral da Saúde e a rede de autoridades de saúde, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e com os profissionais de saúde, estão a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no plano de contingência.

Vacinação continua a ser a melhor forma de prevenção

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes até 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

A vacinação continua a ser a melhor forma de evitar o sarampo. Assim,  Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • Verifique o seu boletim de vacinas;
    • Se necessário vacine-se e vacine os seus.
  • Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24;
  • Se tem sintomas sugestivos de sarampo não se desloque e evite o contacto com outros; ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas. Em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso. As pessoas que já tiveram sarampo estão imunizadas e não voltarão a ter a doença.

Para saber mais, consulte:


Surto de sarampo na Região Norte

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde sobre o surto de sarampo na Região Norte.