Documento: Tuberculose em Portugal – Desafios e Estratégias – 2018

Tuberculose em Portugal - Desafios e Estratégias - 2018

Este documento resume os dados da tuberculose até dezembro de 2017. Dele consta  um sumário da situação da tuberculose em Portugal com a identificação dos principais desafios e estratégias.

Principais conclusões:

  • Continua a assistir-se a uma redução da notificação e incidência da doença no país, redução da proporção de doentes com baciloscopia positiva, redução de doentes com tuberculose multirresistente;
  • Apesar desta redução assiste-se a um aumento dos casos de tuberculose nas crianças com idade menor ou igual a 5 anos, particularmente das formas graves da doença;
  • Em 2016 foi alterada a estratégia de vacinação com a BCG, passando-se de uma estratégia universal para seletiva. A manutenção desta estratégia exige que seja assegurada a identificação adequada das crianças que cumprem os critérios de elegibilidade para vacinação.

Consulte aqui o documento “Tuberculose em Portugal – Desafios e Estratégias – 2018“.


Sessão interativa, dia 22, pelas 14 horas, no Facebook

No âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, assinalado anualmente 24 de março, o Ministério da Saúde convida-o a participar, dia 22, pelas 14 horas, no painel digital dedicado à apresentação e discussão do «Desafios e Estratégia na área da Tuberculose para 2018».

Moderado por Francisco Goiana da Silva, Adjunto do Secretário de Estado Adjunto e da saúde, Fernando Araújo, a discussão conta com o seguinte painel de especialistas:

  • Raquel Duarte, Diretora do Programa Prioritário para a Tuberculose;
  • Kamal Mansinho, Infeciologista;
  • Paula Curvelo, médica pediatra da Comissão Técnica de Vaciação.
  • João Ferreira, médico interno de medicina geral e familiar.

Aceda e participe através da página do SNS no Facebook. Acompanhe-nos à distância de um clique.

Consulte: