Dia Mundial da Saúde: Ministério cria Distinções de Mérito

05/04/2018

Estar atento aos rótulos dos alimentos. Cortar no açúcar. Comer com menos sal. Beber mais água. Praticar mais atividade física. Deixar de fumar. Uma receita com estes seis ingredientes seria suficiente para reduzir a presença de doença e aumentar o número de anos de vida saudável junto das populações. Com este objetivo em mente, o Ministério da Saúde tem vindo a promover várias medidas e campanhas, numa nova ambição para a Saúde Pública.

Consciente de que mudar comportamentos e estilos de vida sem o envolvimento de toda a sociedade é muito difícil, o Ministério da Saúde tem procurado o apoio de diversos parceiros, dentro e fora do setor da saúde, que sejam peças-chave para induzir hábitos de vida saudáveis e assim obter ganhos em saúde. Um artigo recente da revista científica «The Lancet» refere precisamente que uma das formas dos Governos promoverem a alimentação saudável junto das populações é procurando o apoio de figuras públicas que servem de figuras-modelo e influenciadoras de comportamentos.

Em sinal de reconhecimento e valorização do esforço e empenho demonstrados pelas pessoas e instituições que se têm juntado ao Ministério da Saúde nesta missão de promoção da saúde pública, este ano, além dos dois galardões que já eram atribuídos a figuras da saúde, como prémios de carreira, o Ministério decidiu distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado serviços relevantes à saúde pública nos 12 meses anteriores à atribuição do mesmo.

Este ano serão atribuídos os primeiros 12 troféus, por ocasião da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, no próximo dia 7 de abril, a partir das 10h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Lisboa, 5 de abril de 2018

Para saber mais, consulte: