Instituto Ricardo Jorge promove ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai promover ao longo do ano, no seu auditório em Lisboa, um ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública. A iniciativa tem como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global, assim como divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.

“Considerando que no Instituto Ricardo Jorge são desenvolvidos todos os dias trabalhos de elevada qualidade técnico-científica, e que todos podemos beneficiar de um maior conhecimento e discussão desses resultados, o Conselho Científico, em articulação com o Conselho Diretivo, decidiu relançar os Seminários Ricardo Jorge”, explica Peter Jordan, presidente do Conselho Científico. “Pretende-se também que estes seminários, que procurarão abordar temas novos, transversais e de interesse para todos, possam servir para divulgar trabalhos de doutoramento realizados no Instituto”, acrescenta.

Subordinada ao tema “Efeitos Temporais dos Determinantes Psicossociais da Saúde em Contexto Laboral”, a primeira edição dos Seminários Ricardo Jorge 2018 terá lugar já no próximo dia 19 de abril (11:00) e será transmitida por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira no Porto. Aberto a todos os interessados, o seminário contará com a apresentação de Mariana Neto, investigadora do Departamento de Epidemiologia, e comentários de Sérgio Moreira (Faculdade de Psicologia de Lisboa).

Um ambiente psicossocial adverso no trabalho está associado a alterações da saúde relacionadas, entre outros, com o stresse e o bem-estar. Neste estudo pretendeu-se melhorar o conhecimento relativo à forma como se comportam ao longo do tempo os determinantes psicossociais do ambiente de trabalho relacionados com o indivíduo, com as condições de trabalho e a interface com a vida pessoal, quando considerados em separado e em conjunto, como se influenciam mutuamente e de que modo se conjugam na produção de efeitos negativos ou positivos na trajetória do bem-estar dos trabalhadores.

Mais informações:

Comunicação, Marketing e Relações Externas
Tel.: (+351) 217 519 395
E-mail: comunicacao@insa.min-saude.pt