Retrato da Saúde 2018

09/04/2018

A saúde é um dos mais poderosos fatores de integração e coesão social. No livro «Retrato da Saúde 2018», apresentado no dia 7 de abril, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, é analisada a melhoria ao estado de saúde dos portugueses, que se tem verificado nos últimos dez anos.

Em Portugal, a opção por um modelo de Serviço Nacional de Saúde (SNS) surge como a melhor forma de garantir os valores do acesso, da equidade e da solidariedade social. O SNS tem evoluído de forma muito significativa ao longo dos últimos anos, com progressos claros ao nível da eficiência, do acesso, da qualidade e da sustentabilidade.

Os indicadores demográficos mostram-nos que Portugal segue a tendência dos países ditos desenvolvidos. Ou seja, os portugueses vivem cada vez mais anos. Uma realidade que revela uma melhoria geral das condições de vida, mas também o acesso aos avanços da medicina e da tecnologia, com terapêuticas e medicamentos mais inovadores e eficazes.

O envelhecimento da população, o aumento das doenças crónicas e os hábitos associados aos novos estilos de vida trouxeram outros desafios aos serviços de saúde, quer ao nível dos cuidados quer ao nível da promoção da saúde e prevenção da doença.

A Saúde Pública ganhou, assim, uma nova ambição, enquanto área de intervenção capaz de dar resposta à profunda mudança que o país enfrenta quanto ao seu perfil demográfico e epidemiológico. Impuseram-se novas abordagens e intervenções em saúde, que se refletem na criação de programas prioritários de saúde, cujos resultados são evidentes e reconhecidos internacionalmente.

Havendo ainda um caminho a percorrer, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal tem permitido alcançar progressos significativos em diversas áreas e que merecem destaque.

«Retrato da Saúde» é um olhar, enquadrado no espaço europeu, ao estado de saúde dos portugueses e ao seu sistema de saúde.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS >  Retrato da Saúde 2018


Conheça o retrato da saúde em Portugal 2018 – INSA

imagem do post do Conheça o retrato da saúde em Portugal 2018

10-04-2018

O Ministério da Saúde apresentou, dia 7 de abril, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, o livro “Retrato da Saúde em Portugal 2018”, que analisa a melhoria do estado de saúde dos portugueses nos últimos dez anos. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge colaborou na elaboração deste documento, através da disponibilização de vários indicadores relacionados com o estado da saúde dos portugueses.

Entre os vários dados disponibilizados pelo Instituto Ricardo Jorge encontram-se a prevalência de consumo diário de fruta e vegetais, a prevalência do consumo de tabaco, a prevalência de hipertensão a nível nacional e a distribuição da prevalência da diabetes por região. Todos estes indicadores têm como fonte o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia.

Na publicação “Retrato da Saúde em Portugal” são ainda apresentados dados da prevalência de baixo peso, excesso de peso (incluindo obesidade) e obesidade da população infantil portuguesa (6-8 anos), entre 2008 e 2016, e a evolução do número de nascimentos e de recém-nascidos estudados desde o início do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce. Por último, o Instituto Ricardo disponibilizou ainda dados relativos ao número de novos casos de infeção por VIH entre 2007 e 2016.

“Retrato da Saúde em Portugal” foi o tema da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, promovida pelo Ministério da Saúde, e que decorreu, dia 7 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O debate “Retrato da Saúde em Portugal” teve a participação de Jorge Sampaio, Presidente da República entre 1996 e 2006 e que se dedicou à luta contra a tuberculose, como Enviado Especial das Nações Unidas.

Na ocasião, foi atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2017 ao Professor Doutor João Queiroz e Melo e entregues 22 medalhas de serviços distintos. Durante a cerimónia, foram ainda distinguidas doze pessoas e organizações que prestaram serviços relevantes à saúde pública nos últimos doze meses, na ótica da promoção da saúde, da prevenção da doença e de apoio à concretização das políticas de saúde.

Para consultar o livro “Retrato da Saúde 2018”, clique aqui.