Cimeira Mundial da Saúde: Coimbra acolhe 6.º encontro regional anual

11/04/2018

World Health Summit Regional Meeting (Encontro Regional da Cimeira Mundial da Saúde) 2018 vai decorrer no Convento de São Francisco, em Coimbra, nos dias 19 e 20 de abril, organizado pelo Coimbra Health – Centro Académico e Clínico de Coimbra.

O 6.º encontro regional anual da Cimeira Mundial da Saúde vai acolher mais de 20 workshops e quatro sessões plenárias. Especialistas, investigadores, académicos, decisores políticos e outros atores de relevo do setor vão debater temas de Saúde Global relacionados com a gestão de doenças infeciosas, a governação para a equidade na saúde nos países menos desenvolvidos, as oportunidades e desafios na transição da inovação para os cuidados de saúde e a educação biomédica num mundo em mudança.

A Cimeira conta com a participação, entre outros, de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, António Costa, Primeiro-Ministro, Isabel de La Mata, Conselheira Principal para a Saúde e Gestão de Crise na Comissão Europeia, Detlev Ganten, Presidente da Cimeira Mundial da Saúde, e Martins Nunes, Alto-Comissário para a cimeira.

Renata Gomes, Diretora de Investigação e Inovação na secção de veteranos do exército do Reino Unido, Luis Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na NATO, Graça Freitas, Diretora Geral de Saúde, Christoph Benn, do Fundo Global de Combate ao HIV, Tuberculose e Malária e Mónica Ferro, Diretora do Fundo de População das Nações Unidas (Genebra) entre outros, são algumas das presenças confirmadas.

As sessões plenárias contam com a participação de oradores do Fundo de População das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde, da Fundação Bill & Melinda Gates e Ministros da Saúde da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O encontro, que conta com cerca de 600 participantes e 120 oradores de mais de 40 países, tem como foco principal a Saúde Global dos Países Africanos.

É com o objetivo de debater o papel das relações diplomáticas na Saúde Global que esta edição do Encontro Regional da Cimeira Mundial da Saúde reúne ministros da Saúde dos países de língua portuguesa numa sessão plenária.

Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do CHUC, explica que, «nesta Reunião Regional da Cimeira Mundial de Saúde, pretendemos promover o desenvolvimento conjunto de novas abordagens e estabelecer colaborações frutíferas tanto com os nossos parceiros da CPLP como com os nossos parceiros internacionais».

Para João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, neste evento, «convidados especiais, palestrantes, especialistas, participantes, comunicadores sociais e figuras da sociedade civil trabalharão juntos para identificar respostas sustentáveis ​​que também sejam amplamente executáveis».


A Cimeira Mundial da Saúde é uma iniciativa internacional dedicada à área da Saúde Global. Acontece anualmente em Berlim, em outubro, sendo organizada em colaboração com academias nacionais de ciência de 97 países. A Cimeira Mundial da Saúde é apoiada pela M8 Alliance of Academic Health Centers, Universities and National Academies (Aliança M8 de Centros de Saúde Académicos, Universidades e Academias Nacionais) e conta com o alto patrocínio da chanceler alemã, Ângela Merkel, do Presidente francês, Emmanuel Macron e do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker.

Complementarmente à cimeira, realiza-se anualmente, desde 2013, o encontro regional da mesma. As edições anteriores aconteceram em Singapura, São Paulo, Quioto, Genebra e Montreal.

A Aliança M8, considerada a G8 da Saúde, é uma rede constituída por 25 membros internacionais na área da saúde, incluindo centros de investigação, instituições académicas e universidades. Com presença em 18 países, funciona como um think-tankda Cimeira Mundial da Saúde, contribuindo com temáticas e conhecimento científico para a realização desta conferência internacional. O objetivo é encontrar soluções para os desafios de saúde globais, incluindo a prevenção de doenças e a adaptação de soluções de saúde a realidades em mutação, relacionadas com áreas como a demografia, a urbanização e o ambiente.

O Coimbra Health – Centro Académico e Clínico de Coimbra é um consórcio entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que representa Portugal na Cimeira Mundial da Saúde | Aliança M8.

Para saber mais, consulte:

World Health Summit Regional Meeting – https://www.worldhealthsummit.org/pt/encontro-regional.html