Emergência Médica: INEM promove 1.ª Conferência Internacional 12 de Abril

12/04/2018

Os serviços de emergência médica pré-hospitalar na Europa e em Portugal, as ameaças, os desafios e o futuro desta área de atividade lançam o mote da 1.ª Conferência Internacional de Emergência Médica – Portugal no Contexto Europeu, que decorre dia 12 de abril, em Lisboa.

Esta iniciativa, que tem lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 9 e as 18 horas, é promovida pelo Ministério da Saúde, através do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

O primeiro painel de discussão conta com palestrantes de renome nacional e internacional, oriundos de vários países europeus como Noruega, Inglaterra, Alemanha, França ou Espanha, e pretende dar a conhecer a organização destes serviços de emergência médica pré-hospitalar europeus.

O segundo grande tema da conferência é o sistema de emergência médica português. O painel vai apresentar algumas das particularidades diferenciadoras do sistema coordenado pelo INEM, como o Centro de Informação Antivenenos, o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise ou o Serviço de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico.

O terceiro painel do encontro é dedicado às ameaças e aos desafios da emergência médica. É esperada uma discussão sobre as ameaças à segurança interna, o terrorismo, e a resposta preconizada para situações de catástrofe. Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, é uma das convidadas deste painel e aprofundará o impacto das epidemias e pandemias na saúde dos portugueses.

O último tema em debate é a antevisão do futuro. Como continuar a garantir a qualidade dos cuidados que prestamos ao cidadão? Como colocar as novas tecnologias ao serviço desta atividade e quais as melhores práticas nas áreas de Formação e Investigação? Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, modera o painel.

Para saber mais, consulte: