Parceria CHLN e Fundação Champalimaud: Memorando nas áreas clínica, formação e investigação

13/04/2018

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), Carlos das Neves Martins e a Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, assinaram, dia 12 de abril, um memorando, com vista à cooperação entre as duas instituições, tendo de imediato sido subscrito o primeiro acordo específico no domínio da  especialidade hospitalar de Imuno-Hemoterapia.

O CHLN é, assim, o primeiro hospital público com o qual a Fundação Champalimaud estabelece uma parceria de cooperação que abarca vários domínios, além do clínico, como a investigação e formação.

O primeiro acordo, agora em vigor, prevê que o Serviço de Imuno-Hemoterapia do CHLN possa colher, analisar, processar, criopreservar e armazenar os produtos para transplante dos doentes do Centro Clínico Champalimaud.

Nos últimos anos, a unidade de Hemato-Oncologia, do Centro Clínico Champalimaud, que trata doentes com síndromes Linfoproliferativos e Mieloma múltiplo, tem registado um crescimento  significativo pelo que a Fundação decidiu reforçar as condições técnicas e logísticas nesta área.

Há  cerca  de  dois  anos  que,  informalmente,  estas  duas  instituições  têm  vindo  a desenvolver ações de cooperação clínica, sendo este memorando de cooperação o culminar de esse trabalho de partilha de desafios conjuntos.

O CHLN é um centro hospitalar universitário reconhecido, interna e externamente, pelo  desenvolvimento da mais qualificada medicina clínica, pela qualificação da educação médica, assim como pela investigação clínica e translacional que desenvolve. Por seu lado, a Fundação Champalimaud é uma referência internacional na investigação e saúde, com elevados padrões e qualidade, bem como de exigência ética.

Com a assinatura deste memorando, duas das mais reputadas instituições do país mostram como entidades públicas e privadas podem cooperar, tendo em vista ganhos de saúde para os  portugueses, bem como eficiência no uso dos recursos disponíveis para o crescimento da investigação e para o desenvolvimento da medicina em Portugal.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Lisboa Norte > Notícias