Instrumentos de Gestão do Instituto Ricardo Jorge: Plano de Atividades e QUAR 2018

imagem do post do Instrumentos de Gestão do Instituto Ricardo Jorge: Plano de Atividades e QUAR 2018

17-04-2018

Encontram-se disponíveis para consulta dois novos instrumentos de gestão do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge relativos ao ano 2018: Plano de Atividades e Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR). Estes documentos enquadram a atividade do Instituto Ricardo Jorge e permitem obter uma panorâmica dos projetos e iniciativas a desenvolver a curto e a médio prazo.

Plano de Atividades 2018 constitui-se como um importante instrumento de gestão do Instituto Ricardo Jorge, enquadrado numa lógica de gestão por objetivos e decorrente das determinações e estratégia que emanam do Plano Estratégico 2017-2019. Os objetivos operacionais que constam neste documento foram definidos com base numa perspetiva global envolvendo todo o Instituto, visando a desejável sincronia de todos os esforços e o reforço da unidade organizacional.

QUAR 2018 do Instituto Ricardo Jorge tem em conta os seguintes objetivos estratégicos: Fortalecer a atuação do Instituto no âmbito das necessidades nacionais em saúde; Fomentar a investigação e a inovação com impacto em saúde; Impulsionar o papel do Instituto na saúde global; Promover a mudança e a modernização organizacional; Potenciar a capacidade instalada, apostando na oferta de novos serviços diferenciados.

O QUAR é um instrumento de ajuda à gestão, concebido para planear, analisar e avaliar o desempenho dos serviços. É desenvolvido para ajudar as entidades públicas a cultivar um espírito de exigência e de monitorização dos seus objetivos, pretendendo que isto resulte em serviços mais motivados, direcionados para objetivos concretos e suscetíveis a uma avaliação do seu desempenho.