Instituto Ricardo Jorge promove primeiro workshop de biomonitorização humana em Portugal

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove primeiro workshop de biomonitorização humana em Portugal

20-04-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, no próximo dia 11 de maio, no seu auditório em Lisboa, o primeiro workshop de biomonitorização humana em Portugal. A iniciativa tem como principal objetivo reunir investigadores, reguladores e restantes stakeholders de forma a contribuir para o debate sobre a aplicação da biomonitorização humana nas políticas de saúde e ambiente, bem como na avaliação de risco para a saúde.

Promovido pelo European Human Biomonitoring Initiative National Hub, que é formado pelo Instituto Ricardo Jorge, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Direção-Geral da Saúde e a Agência Portuguesa do Ambiente, o evento pretende ainda divulgar as atividades em curso no projeto europeu HBM4EU, financiado pelo Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, bem como outras atividades de biomonitorização a decorrer no panorama nacional. O encontro contará com as intervenções de oradores nacionais e internacionais de mérito reconhecido no domínio da biomonitorização humana, incluindo elementos de outras instituições europeias envolvidas no projeto HBM4EU.

Os interessados em apresentar trabalhos, em formato de comunicação oral ou póster, deverão efetuar a submissão dos respetivos resumos até ao dia 27 de abril. Inscrições, programa e outras informações sobre o “1st Workshop on Human Biomonitoring in Portugal – Bridging Chemical Exposure to Human Health”, estão disponíveis aqui.

A Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU), que conta com a participação de 28 países europeus, utilizará a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas na Europa, com vista a uma melhor compreensão dos impactos associados na saúde e à melhoria da avaliação dos riscos químicos. Ao nível do indivíduo, os dados da biomonitorização humana permitem tomar decisões mais informadas no que respeita a tratamentos médicos ou orientações relativas à necessidade de reduzir os níveis de exposição.

A biomonitorização humana sustenta a avaliação da exposição humana a substâncias químicas mediante a medição dessas mesmas substâncias ou dos seus metabolitos ou marcadores de efeitos nos fluidos ou tecidos do organismo. Coordenada pela Agência Federal do Ambiente Alemã, a iniciativa HBM4EU recorrerá a exemplos de excelência científica existentes e desenvolverá competências para estabelecer uma Plataforma Europeia de Biomonitorização Humana, a qual terá como objetivo harmonizar as atividades de biomonitorização humana nos países parceiros deste projeto.