Portugal | Saúde global: Governo aprova reforço da intervenção na saúde global

20/04/2018

No dia 19 de abril, data em que o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, presidiu à sessão de abertura do encontro regional da Cimeira Mundial da Saúde, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução multissetorial para colocar Portugal com um papel mais interventivo na saúde global.

«Temos uma posição privilegiada para ser, na área da saúde, uma ponte de cooperação entre a Europa e África. O nosso património histórico e o trabalho todos os dias no terreno com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) deve também servir para que eles possam beneficiar desse contributo, mas também para que a Europa possa beneficiar da própria experiência desses países», afirmou Adalberto Campos Fernandes.

Plano de ação para a Saúde Global 2018-2019

Em declarações feitas à margem do encontro regional, o governante salientou que a resolução aprovada, que cria um Grupo de Trabalho para a elaboração de um Plano de ação para a Saúde Global 2018-2019, pretende «afirmar mais a posição de Portugal no mundo, como um país aberto, que trabalha no contexto da União Europeia».

Adalberto Campos Fernandes afirmou que Portugal trabalha também «na tecnologia de ponta e nas novas conquistas que a ciência e o conhecimento trazem», num mundo em que «os limites não se esgotam na União Europeia».

«Trabalhamos muito em conjunto com os PALOP e percebemos que hoje a saúde é um problema que ultrapassa as fronteiras, que tem uma dimensão multicontinental que tem implicações não apenas nas questões de saúde individual, mas também da segurança, da economia e do desenvolvimento», frisou.

Segundo o Ministro da Saúde, a resolução aprovada passa por «uma abordagem multinacional e multicultural, que considera a saúde como um pilar de transformação das sociedades e, nesse sentido, Portugal deve aproveitar esse património histórico que tem e, sobretudo, a riqueza da experiência com os países africanos».

Neste momento, adiantou, Portugal está a aprofundar com os PALOP «protocolos bilaterais e multilaterais em áreas que vão desde a telemedicina, telessaúde, hemodiálise, à luta contra as doenças transmissivas por vetor, às doenças de transmissão hídrica, também às doenças não transmissíveis».

Cimeira Mundial da Saúde

Recorda-se que o encontro regional da Cimeira Mundial da Saúde, que decorre desde quinta-feira, em Coimbra, no Convento São Francisco, reunindo cerca de 700 peritos mundiais de saúde para discutir a saúde global dos países africanos, é organizado pelo consórcio Universidade de Coimbra/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que integra a Aliança-M8 [G-8 da saúde].

Portugal está representado desde outubro de 2015 na Aliança M8, considerada o G-8 da saúde, pelo consórcio CHUC e Universidade de Coimbra, sendo uma das cinco academias da União Europeia com presença neste organismo.

A Aliança M8 tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global. Promove a investigação translacional, bem como a inovação na abordagem da prestação de cuidados, almejando o desenvolvimento de sistemas de saúde eficazes na prevenção da doença.

Para saber mais, consulte: