Saúde | Cimeira Mundial: Combate ao VIH/sida, tuberculose e malária

20/04/2018

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assinou esta sexta-feira, dia 20 de abril de 2018,  um protocolo que estabelece o entendimento mútuo e as intenções das partes em relação a uma estrutura de cooperação que facilite a implementação da assistência técnica, de maneira a fortalecer mais eficazmente a contribuição do Fundo Global para o combate ao VIH/sida, tuberculose e malária.

A assinatura do documento decorreu no âmbito da reunião tida com o Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria (Fundo Global para o combate ao VIH/sida, tuberculose e malária), à margem da Cimeira Mundial da Saúde, que decorre em Coimbra.

Startups2_651

Participou também na entrega de prémios StartUp, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, seguido de visita a uma exposição.

Adalberto Campos Fernandes participou ainda num painel de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

painel1_651

Na quinta-feira, dia 19, na reunião informal de Ministros da Saúde da CPLP, também à margem do encontro anual, foi assinada uma adenda ao Protocolo de Colaboração Técnica, entre o Ministério da Saúde da República Portuguesa e o Ministério da Saúde e Segurança Social da República de Cabo Verde, relativa à implementação de projetos em matéria de saúde, assinado em janeiro de 2018.

No documento, assinado pelo Ministro da Saúde, Adalberto campos Fernandes, e pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, os dois Ministérios, elaboram um Plano Operacional de Cooperação bilateral no sector da Saúde para o período 2018-2020, que terá como objetivo dar continuidade ao apoio à estruturação e consolidação do sistema nacional de saúde de Cabo Verde, promovendo a sustentabilidade e exequibilidade das ações de formação e capacitação com o propósito de aumentar o conhecimento e a proficiência dos recursos humanos e técnicos em saúde, contribuindo igualmente para a diminuição das evacuações médicas.

O plano deverá reestruturar e atualizar a cooperação nas seguintes áreas:

  • Saúde materno-infantil
  • Telemedicina
  • Oncologia
  • Saúde Pública e Investigação
  • Cuidados Nefrológicos
  • Transplante e Segurança Transfusional
  • Cardiologia
  • Cuidados intensivos
  • Ortopedia
  • Farmácia

Cimeira Mundial da Saúde | Presidente da República encerra a sessão

O encontro regional da Cimeira Mundial da Saúde, que decorreu nos dia 19 e 20 de abril, em Coimbra, no Convento São Francisco, reuniu cerca de 700 peritos mundiais de saúde para discutir a saúde global dos países africanos, foi organizado pelo consórcio Universidade de Coimbra/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que integra a Aliança-M8 [G-8 da saúde].

Portugal está representado desde outubro de 2015 na Aliança M8, considerada o G-8 da saúde, pelo consórcio CHUC e Universidade de Coimbra, sendo uma das cinco academias da União Europeia com presença neste organismo.

A Aliança M8 tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global. Promove a investigação translacional, bem como a inovação na abordagem da prestação de cuidados, almejando o desenvolvimento de sistemas de saúde eficazes na prevenção da doença.

SEAS_coimbra

A sessão de encerramento, no dia 20, contou com presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde de Portugal, Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Detlev Ganten, Presidente da World Health Summit, Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra.

Para saber mais, consulte:

Cimeira Mundial da Saúde > Encontro Regional 2018 – Portugal, Coimbra


Saúde assina protocolos de cooperação

Saúde assina protocolos de cooperação

No âmbito do 6.º Encontro Regional Anual da Cimeira Mundial da Saúde, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, entre os dias 19 e 20 de abril, o Ministério da Saúde assinou dois importantes instrumentos na área da cooperação.

O primeiro, entre Portugal e Cabo Verde, constitui uma Adenda ao Protocolo de Colaboração Técnica na área da Saúde entre o Ministério da Saúde da República Portuguesa e o Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde relativo à implementação de projetos em matéria de saúde, pela qual os Signatários decidem elaborar um Plano Operacional de Cooperação bilateral no setor da Saúde para o período 2018-2020, o qual deverá reestruturar e atualizar a cooperação nas seguintes áreas: Saúde materno-infantil, Telemedicina, Oncologia, Saúde Pública e Investigação, Cuidados Nefrológicos, Transplante e Segurança Transfusional, Cardiologia, Cuidados intensivos, Ortopedia e Farmácia.

O segundo protocolo foi assinado entre o Ministério da Saúde e o Fundo Global de Combate ao VIH/SIDA, Tuberculose e Malária, sobre Assistência Técnica, através do qual Portugal se compromete na identificação de especialistas que colaborarão com o Fundo Global nos países lusófonos, com o intuito de fortalecer mais eficazmente a contribuição daquele Fundo para o combate ao HIV / AIDS, tuberculose e malária.

A Direção-Geral da Saúde esteve representada neste Encontro por Ana Correia, Chefe de Divisão de Cooperação, que moderou o Painel Infectious Diseases and Climate Change, e por Teresa Fernandes, que participou como speaker no Painel Access to Vaccines To Protect Lives.