Novo software para auditoria interna no SNS em fase de arranque – ACSS

A ACSS realizou na sexta-feira (dia 20) o workshop de apresentação funcional do novo sistema de informação destinado às equipas de auditoria interna nas entidades do SNS.

Na sessão de abertura, José Carlos Caiado, presidente da ACSS, realçou a importância dos serviços de auditoria interna nas instituições, sendo essenciais aos processos de melhoria da reputação das entidades.

Durante a apresentação, Carla Oliveira, coordenadora da área da Unidade de Orçamento e Controlo da ACSS e responsável pelo desenvolvimento da adaptação do SAS EGRC às necessidades do SNS, apelou à participação e à maximização da utilização da aplicação assim que esta esteja disponível, a fim de melhorar os processos e a identificação de riscos.

O SAS EGRC – Módulo de Auditoria, que irá entrar em funcionamento no início de maio para toda a rede SNS, permitirá a sistematização, uniformização e execução dos trabalhos de auditoria interna em cada instituição, agilizando o acompanhamento de informação por parte da ACSS.

A nova aplicação informática foi já testada, numa primeira fase, em dez instituições, nomeadamente, Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, IPO do Porto, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Centro Hospitalar do Porto, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar do Médio Tejo, Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e Hospital do Espírito Santo de Évora.

Antes do rollout nacional do SAS EGRC – Módulo de Auditoria serão realizados, entre 27 de abril e 4 de maio, testes de aceitação do sistema e formação em sala para todas as entidades, que decorrerão na ACSS.

Publicado em 23/4/2018