Novas unidades em Oeiras: Assinado memorando para construção de novas unidades de saúde

26/04/2018

O Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Oeiras assinaram, no dia 25 de abril, memorandos de entendimento para a construção de um centro de saúde em Porto Salvo e uma extensão em Paço de Arcos.

Este compromisso foi estabelecido durante a inauguração do novo Centro de Saúde de Barcarena, uma cerimónia na qual participou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. No seu discurso, o Ministro adiantou que a extensão do centro de saúde de Paço de Arcos, que vai funcionar no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários, poderá estar concluída dentro de um ano, sendo que a de Porto Salvo, que será na zona do Rossio, dentro de dois anos.

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde afirmou que o alargamento e a modernização da rede de cuidados primários são uma das grandes prioridades do Governo e que visam diminuir o número de doentes que recorrem aos hospitais.

Adalberto Campos Fernandes referiu que, de momento, existem em todo o país 110 centros de saúde em construção, pretendendo-se, deste modo, que os portugueses passem a ter cuidados de saúde de proximidade, sem terem de se deslocar ao hospital. Salientou ainda que tem sido feito um esforço muito significativo na modernização da rede de cuidados de saúde primários, o que representa um investimento único em Portugal.

À margem desta inauguração, o Ministro afirmou também que a localização da futura maternidade de Coimbra será a que apresentar melhor evidência técnica, científica e económica e que melhor salvaguarde a segurança das grávidas e das crianças, sublinhando que uma maternidade carece de cuidados diferenciados e de uma proximidade de equipamentos de elevada diferenciação.

Fonte: Lusa