CHLC | Colheita e transplantação de órgãos: Primeira colheita em dador falecido em paragem cardiocirculatória

27/04/2018

O Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) do Hospital São José, integrado no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) realizou, em 2017, 95 colheitas de órgãos em dador falecido em morte cerebral. No total, foram colhidos 247 órgãos e 333 tecidos.

O ano de 2017  representou ainda, para o Centro Hospitalar Lisboa Central, a realização da primeira colheita em dador falecido em paragem cardiocirculatória, após o alargamento do programa, em outubro, a este centro hospitalar e ao Centro Hospitalar de Lisboa Norte.

No entanto, realizaram‐se 79 colheitas de córneas em dador em coração parado, menos 14 que em 2016, representando uma diminuição de 15,1% da atividade deste programa.

Nas unidades de transplantação que articulam com o GCCT do Hospital São José destaca-se, pelo segundo ano consecutivo, o aumento da atividade de transplantação de pulmões, na unidade do Hospital Santa Marta.

Os dados foram divulgados, na edição de março da newsletter informativa, que destaca colheita em dador em morte cerebral e paragem circulatória; Colheitas não efetivas; Órgãos colhidos; colheita de tecidos; transplantes realizados e programa de colheita de córneas em dador parado.

Para saber mais, consulte:

CHLC > Newsletter Informativa