Visita a Trás-os-Montes: inauguração da UCCI em Montalegre

27/04/2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inaugurou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, esta sexta-feira, 27 de abril, pelas 11 horas. A sessão protocolar decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre, seguida da visita, pelas 11h45, às instalações da unidade.

SES_Montalegre2_660

Este equipamento, construído com financiamento do Programa Modelar I e para o qual foi aprovada uma verba anual de 978.674,50 €, conta com dez camas nas tipologias de média duração e reabilitação e trinta camas de longa duração e manutenção.

SES_Montalegre660

Atualmente, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem capacidade total instalada na Rede Nacional de Cuidados Continuados na região Norte de 4.414 lugares, a que corresponde um encargo financeiro anual do Estado de 54 milhões de euros.

A Secretária de Estado da Saúde visita, também, os Hospitais de Vila Real e de Lamego, inseridos no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Rosa Valente de Matos desloca-se à Unidade Hospitalar de Vila Real, às 15 horas, para uma reunião com o Conselho de Administração e visita ao espaço onde será colocado um equipamento de ressonância magnética. Segue-se a visita à Unidade Hospitalar de Lamego, ao espaço onde se encontra o novo equipamento de TAC (tomografia axial computorizada).

A deslocação termina com a cerimónia da assinatura do protocolo de cedência de espaço ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Sul, para o funcionamento da Unidade de Apoio à Gestão no Hospital de Lamego, o que permitirá uma poupança muito significativa em rendas à Administração Regional de Saúde do Norte.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte > Notícias