Carta de condução: Emitidos 850 mil atestados médicos no período de um ano

02/07/2018

No período de um ano, os atestados médicos para a Carta de Condução (ACC), emitidos e transmitidos eletronicamente, aproximaram-se dos 850.000, registados até final de maio de 2018.

Garantindo mais segurança rodoviária e maior credibilidade, só entre janeiro e final de maio deste ano, foram emitidos e transmitidos eletronicamente mais de 415.000 atestados médicos.

O ACC veio facilitar a vida do cidadão, que agora só tem que se dirigir ao médico para solicitar o atestado, sem precisar de se deslocar aos serviços do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), uma vez que o atestado é enviado eletronicamente para aquele organismo.

Esta desmaterialização promove maior segurança e privacidade dos dados, maior controlo dos dados, otimização da informação e identificação de situações de fraude.

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, em conjunto com a Direção-Geral da Saúde, é responsável pela desmaterialização do ACC, cuja obrigatoriedade entrou em vigor a 15 de maio de 2017.

Para saber mais, consulte: