Colaboração | Angola: Instituto Ricardo Jorge integra missão de cooperação técnica em Angola

03/07/2018

O Instituto Ricardo Jorge, através do seu presidente Fernando de Almeida, integrou uma missão de cooperação técnica que, entre os dias 17 e 20 de junho, esteve em Angola para elaborar uma proposta de fortalecimento organizacional e estratégico do Instituto Nacional de Saúde Pública de Angola (INSP). Esta missão foi promovida pela Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP – CPLP) com o apoio da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI).

Entre as principais atividades desenvolvidas pela missão, destaque para as visitas às instalações do INSP e de instituições públicas que com ele compartilham funções técnico-científicas, assim como visitas aos órgãos executivos centrais e de apoio técnico do Ministério da Saúde. Realce ainda para uma reunião mantida entre a missão de cooperação, a Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, e o Secretário de Estado para a Saúde Pública, José Dias da Cunha.

Durante a sua estada em Angola, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge participou também numa audiência pessoal com a Ministra da Saúde de Angola, acompanhada pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública e o Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Valentim Altino de Chantal Matias. Marcou também presença nesta reunião a Diretora Geral do INSP, Joana Afonso.

Fernando de Almeida efetuou ainda uma visita de trabalho ao Hospital Militar de Angola, a convite do seu Diretor-Geral, Belmiro Rosa, tendo sido solicitado apoio e cooperação do Instituto Ricardo Jorge na capacitação de toda a área laboratorial daquela unidade hospitalar. Neste sentido, será estabelecido oportunamente um protocolo de cooperação entre o Instituto Ricardo Jorge e o Hospital Militar de Angola.

Nos últimos anos, o Instituto Ricardo Jorge tem vindo a colaborar com o INSP, nomeadamente nas áreas da avaliação externa da qualidade, capacitação de recursos e entomologia avançada. O Instituto Ricardo Jorge tem também colaborado com o INSP no desenvolvimento programático e técnico dos serviços de tuberculose, investigação e assistência técnica no apoio ao desenvolvimento de políticas a definir em Angola.

Para saber mais, consulte:

Instituto Ricardo Jorge – Notícias