Saúde – Reforço de profissionais

06/07/2018
Reforço visa colmatar necessidades da transição para as 35 horas

Iniciaram funções esta quinta-feira, dia 5 de julho, 50 novos enfermeiros no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), para colmatar a alteração horária das 40 para as 35 horas semanais.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração, António Dias Alves, «o programa de adequação de pessoal, desenvolvido pela tutela, irá permitir ao CHVNG/E a contratação de mais 96 profissionais, de que fazem parte os 50 novos enfermeiros».

Alto Minho contrata 20 profissionais de saúde por causa das 35 horas

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) foi autorizada a contratar 20 profissionais para fazer face ao impacto da transição para as 35 horas de trabalho.

De acordo com o Conselho de Administração da ULSAM, os profissionais a contratar são «maioritariamente» enfermeiros, mas incluem também técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e assistentes operacionais.

«Estas contratações vêm reforçar o número de efetivos desta unidade local, que também obteve autorização para substituir os colaboradores que se encontram ausentes em 2018 por variadas razões, seja de parentalidade, doença ou aposentação», acrescenta.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho identificou o número de profissionais necessários para minimizar o impacto das 35 horas e «acompanha em permanência» o reflexo da medida em cada um dos serviços. O objetivo é «garantir continuidade da prestação de cuidados de saúde, aos cidadãos, com qualidade e segurança». conclui a ULSAM.

CHTS autorizado a contratar 72 novos profissionais

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está em fase de admissão de 72 novos profissionais para colmatar as necessidades decorrentes da passagem dos horários de trabalho de 40 horas para as 35 horas semanais.

Estas contratações foram autorizadas pela tutela para reforço da capacidade assistencial do CHTS com esta mudança estrutural.

Sendo um dos maiores centros hospitalares do país, com um número de utentes para tratar que ultrapassa os 5% da população portuguesa (520.000 pessoas em 12 concelhos de quatro distritos), este reforço vem permitir a contratação de 45 enfermeiros, 20 assistentes operacionais e sete técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

«A população do Tâmega e Sousa fica deste modo com a garantia de que a tutela e o Conselho de Administração do CHTS continuam empenhados em prestar diariamente os melhores cuidados de saúde aos seus utentes», afirma Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS.

Visite: