Infeção VIH/sida | Projeto TARV II: Projeto aumenta comodidade, facilita acesso e incrementa adesão à terapêutica

10/07/2018

As farmácias comunitárias estão a dispensar medicamentos para a infeção VIH/sida a 93 doentes, no âmbito do projeto TARV II (tratamento antirretrovírico), estando neste momento mais 125 doentes em vias de ser incluídos na farmácia que selecionaram. O objetivo deste projeto é aumentar a comodidade dos doentes, facilitar o acesso e incrementar a adesão à terapêutica.

O projeto TARV II teve início em fevereiro de 2018, após aprovação pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Lisboa Central. Até ao dia 29 de junho foram contactados 784 cidadãos, dos quais 385 assinaram consentimento informado para a participação neste estudo coordenado pelo infeciologista Fernando Maltez.

Também no âmbito dos objetivos 90 – 90 – 90, preconizados pelo programa das Nações Unidas para o VIH/sida — ONUSIDA, 90% de doentes diagnosticados, 90% de doentes tratados e 90% de doentes com carga viral reduzida até 2020, e da prevenção da doença, está em curso o acesso à profilaxia pré-exposição, que consiste no tratamento preventivo de populações em risco acrescido que preencham os requisitos estabelecidos na Circular Normativa Conjunta n.º 2/2018, do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, Direção-Geral da Saúde e SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Desde que estão acessíveis os tratamentos através de autorização de utilização excecional (AUE), já estão a aceder à medicação 47 pessoas e estão a aguardar autorização mais 74, com pedidos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Centro Hospitalar do Porto e Centro Hospitalar de Lisboa Oriental (Hospital Egas Moniz).

Para saber mais, consulte:

Infarmed >  Dispensa de medicação nas farmácias abrange quase cem pessoas