Exames Sem Papel: Projeto lançado hoje

19/07/2018

Está a decorrer, nesta quinta-feira, dia 19 de julho, a iniciativa que marca o arranque da desmaterialização da requisição de MCDT (Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica), que conta com a participação da Secretária de Estado da Saúde,Rosa Valente de Matos, na Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa, em Lisboa. Inserindo-se no projeto «Exames Sem Papel» será a primeira requisição desmaterializada de MCDT.

Rosa Valente de Matos, enquanto utente, promove o «percurso digital» dos exames, com o médico a proceder à requisição, de forma desmaterializada de um exame para efetuar num laboratório. Após a realização da análise, a utente irá receber um email de alerta a indicar que os resultados, entretanto partilhados pelo laboratório, estão disponíveis na sua área do cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Inserido no Registo de Saúde Eletrónico, o projeto, sob a responsabilidade dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), continua a avançar, disponibilizando os resultados de MCDT, de forma digital, a um conjunto cada vez maior de entidades convencionadas.

A iniciativa inclui, ainda, uma sessão de esclarecimento aos prestadores convencionados, a decorrer durante a tarde, na sede da SPMS, com a presença da Secretária de Estado da Saúde.

Para além de uma maior segurança para todos os intervenientes, os «Exames Sem Papel» contribuem para a desburocratização e redução de desperdício na prestação de MCDT, potencializando a aproximação do médico ao cidadão.

A partir de agosto será feita a massificação da desmaterialização do processo de MCDT.

Para saber mais, consulte:

Serviços Partilhados do Ministério da Saúde > Notícias