Cirurgia inovadora da coluna lombar: Hospital Pedro Hispano realiza primeira intervenção no dia 26 de julho

25/07/2018

O serviço de Ortopedia do Hospital Pedro Hispano, que integra a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), vai realizar pela primeira vez a nível nacional, no dia 26 de julho, uma intervenção cirúrgica inovadora da coluna lombar, que permite uma abordagem menos invasiva e com vantagens na recuperação do doente, revelando-se mais rápida e menos dolorosa.

A técnica, designada por Laminectomia Lombar – cirurgia da coluna vertebral que tem como objetivo a descompressão do canal vertebral -, vai ser realizada pela primeira vez por via «puramente endoscópica» em doentes acompanhados no Serviço de Ortopedia e será também a primeira vez que acontece nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

«Trata-se de uma laminectomia da [vértebra lombar] L4 num doente com canal estreito em L4-L5», explica Nuno Bastos, ortopedista especializado em patologia da coluna vertebral e que vai executar a intervenção, defendendo que a descompressão cirúrgica realizada através desta técnica corresponde ao «desenvolvimento e à tendência» dos últimos anos para as intervenções minimamente invasivas apresentando «uma recuperação mais rápida do doente, e com menos dor».

Apesar de se realizarem há já várias décadas e serem procedimentos comuns ao nível das cirurgias da coluna lombar, as laminectomias registaram, nos últimos tempos, uma evolução muito positiva, com o aparecimento de retratores tubulares e com o uso crescente do microscópio ótico, pois dessa forma tem sido possível «diminuir progressivamente o tamanho das incisões cirúrgicas e da dissecção muscular, com uma libertação/descompressão efetiva e com resultados idênticos aos da cirurgia clássica», defende o especialista.

Assim, recorrendo a esta técnica endoscópica, através de uma incisão de 1 cm, é possível visualizar a cirurgia através de uma câmara e de um visor de alta definição, fazendo a «libertação/descompressão efetiva» das vértebras lombares.

Esta nova abordagem cirúrgica vem ajudar na resposta a uma patologia muito prevalente, principalmente no idoso, que se designa por Canal Estreito Lombar. Ou seja, «quando existe um aperto do canal lombar, começa a haver perda progressiva dos membros inferiores, associada a dor lombar e muitas vezes a dor ciática pelas pernas», explica o médico, acrescentando que a resposta a esta situação é a descompressão cirúrgica através de laminectomia.

«Com esta nova intervenção, o Hospital Pedro Hispano reforça a sua posição pioneira no contexto da cirurgia endoscópica da coluna lombar, no seguimento das discectomias lombares por via puramente endoscópica iniciadas em fevereiro deste ano e já com 15 procedimentos realizados», conclui o ortopedista.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/