Nova ambulância em Castro Marim: Todos os concelhos do continente com ambulância do INEM

25/07/2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Câmara Municipal de Castro Marim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António assinalam, no dia 25 de julho, a entrada em funcionamento de um novo posto de emergência médica (PEM) do INEM no Azinhal, concelho de Castro Marim. A cerimónia decorre pelas 11h30, no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

Com a entrada em funcionamento desta nova ambulância, o INEM atinge um marco histórico há muito ambicionado por todos os intervenientes no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM): todos os concelhos de Portugal continental passam a ter, pelo menos, uma ambulância do INEM.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António fica responsável por garantir 24/24 horas o funcionamento de uma ambulância de socorro do INEM, destinada a prestar cuidados de saúde pré-hospitalares à população, e reforçar a assistência médica a situações de acidente ou doença súbita.

Com este novo PEM, que vai funcionar a partir do concelho de Castro Marim, no Algarve, o INEM capacita a totalidade dos concelhos de Portugal continental com uma ambulância.

Os PEM funcionam em corpos de bombeiros ou delegações da Cruz Vermelha Portuguesa que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito, dispõem de uma ambulância de socorro do instituto, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

Estas ambulâncias são destinadas à estabilização e ao transporte de doentes que necessitem de assistência durante a deslocação até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pelo corpo de bombeiros – e os equipamentos destas ambulâncias permitem a aplicação de medidas de suporte básico de vida. Estão também equipadas com desfibrilhador automático externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Para melhorar as condições de operacionalidade do SIEM e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112, o INEM iniciou em julho de 2017 o processo que permitiu completar a Rede Nacional de Ambulâncias, investindo 850 mil euros para subsidiar a aquisição e o equipamento das ambulâncias, a que se juntam cerca de 500 mil euros anuais para funcionamento dos 17 novos PEM entretanto criados. O INEM paga ainda um prémio de saída aos corpos de bombeiros por cada vez que estas ambulâncias são acionadas para acudir a situações de emergência médica.

Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos que se encontrem em Portugal continental podem aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer a diferença em situações de acidente ou doença súbita. O INEM recorda que, em caso de emergência médica, os cidadãos devem ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, respondendo às questões que lhes são colocadas.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – http://www.inem.pt/