SIGA_SNS: Fases 1 e 2 em implementação – ACSS

imagem do post do SIGA_SNS: Fases 1 e 2 em implementação

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE realizaram, a 24 de julho no Porto e a 30 de julho em Lisboa, duas sessões de trabalho sobre o processo de implementação do Sistema Integrado de Gestão do Acesso ao SNS (SIGA SNS).

Com esta iniciativa, a ACSS e a SPMS pretendem contribuir para um maior conhecimento junto dos profissionais sobre as vantagens do novo sistema, nomeadamente, quanto à facilitação e simplificação do acesso dos utentes aos cuidados de saúde no SNS.

Panorâmica da Sala

Durante estas sessões foi apresentada a ferramenta VAI (Via de Acesso Integrado), que integra o SIGA SNS e que se constitui como um documento digital que caracteriza o acesso dos utentes aos cuidados de saúde no SNS, servindo de suporte à referenciação clínica entre as várias instituições.

O VAI está também integrado no âmbito do denominado Registo de Saúde Eletrónico Referenciação (RSE Referenciação), permitindo a desmaterialização, continuidade e integração dos cuidados, além do reforço e transparência da informação e do acompanhamento de todo o circuito do utente na procura de cuidados de saúde no SNS.

Foram debatidas mais em detalhe as fases 1 (referenciação dos cuidados de saúde hospitalares para os cuidados de saúde primários) e 2 do VAI (referenciação dos cuidados de saúde primários para os cuidados de saúde hospitalares), nomeadamente os fluxos, as funcionalidades e os desenvolvimentos associados à sua operacionalização.

Teresa Pego, responsável pelo projecto na ACSS

        Teresa Pego, coordenadora da UGA na ACSS

Recorde-se que o SIGA_SNS, aprovado através da Portaria nº 147/2017 de 27 de abril,  é um sistema de monitorização integral do acesso a cuidados de saúde no SNS, centrado no cidadão, que articula os diversos níveis de cuidados e os vários serviços e tipos de resposta, de forma transversal e integrada, permitindo uma visão completa do percurso do utente na procura de cuidados de saúde no SNS e contribuindo para que a resposta do SNS seja assegurada de forma adequada e continuada ao longo da sua vida.

Publicado em 3/8/2018