INEM | Onda de calor: Temperaturas altas originaram aumento de 20% de chamadas para o 112

07/08/2018

A procura dos serviços de emergência médica registou um aumento de 20% nas chamadas realizadas para o 112, justificado pela onda de calor verificada nos últimos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o aumento correspondeu a 764 chamadas a mais, por dia, entre 31 de julho e 5 de agosto, comparando com o período homólogo do ano passado.

De acordo com o INEM, o sistema de triagem nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) permitiu avaliar rapidamente a situação clínica das vítimas e estabelecer prioridades no envio de meios de emergência médica, pelo que, apesar do aumento de atividade, foi possível manter uma resposta às várias situações.

Deste modo, e apesar do aumento do número de chamadas ter tido impacto no funcionamento dos CODU, o INEM salientou que nenhuma chamada fica sem resposta, até porque o sistema call-back permite recuperar chamadas desligadas ou que caíram antes de serem atendidas, havendo profissionais com a função específica de fazer essas chamadas de volta.

O INEM relembrou também que o 112 apenas deve ser usado em situações de emergência, e que as situações referentes a aconselhamento na área da saúde têm o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, o SNS24, através do número 808 24 24 24.

Fonte: Lusa