CHVNGE | Cirurgia inovadora: Cirurgia de extração de tumores que evita remoção total do pulmão

09/08/2018

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) realizou, pela primeira vez em Portugal, uma nova cirurgia de extração de tumores nos brônquios, que «surge como alternativa à remoção total do pulmão», revelou o cirurgião responsável.

Através de um sistema ótico, com recurso a uma câmara, o novo método, realizado pelo CHVNGE, consiste numa «incisão na pele de três ou quatro centímetros, no meio das costelas» que permite retirar a parte do brônquio onde se encontra o tumor, explica o cirurgião responsável pela intervenção, José Miranda.

A cirurgia, realizada por via fechada e designada de ‘sleeve’ lobectomia com reimplantação brônquica por cirurgia toracoscópica uniportal, consiste na reimplantação do brônquio com recurso a técnicas manuais.

«A reimplantação brônquica consiste em retirarmos o fragmento do brônquio onde está incluído o tumor. De seguida, fazemos uma sutura manual, de modo a que o brônquio volte a ficar ligado à árvore brônquica», revela o cirurgião.

Para José Miranda uma das vantagens deste método é a «incisão na pele», visto que, comparada com a cirurgia clássica realizada por via aberta – designada de reimplantação brônquica por cirurgia toracoscópica uniportal – «esta é uma incisão de quatro centímetros e não ao longo das costelas».

Esta nova técnica surge também como «alternativa à remoção total do pulmão», designada de pneumectomia, que segundo o cirurgião tem uma taxa de mortalidade elevada.

«A pneumectomia tem uma [taxa de] mortalidade operatória nos 10% e 15%. Não faz qualquer sentido o paciente correr um risco tão elevado numa cirurgia que é de rotina e não de urgência», salienta.

A cirurgia, que durou cerca de quatro horas, foi executada pela primeira vez na terça-feira, dia 7 de agosto, precisamente 70 anos após o CHVNGE, na época apelidado de Sanatório Dom Manuel II, ter realizado a primeira cirurgia torácica.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

CHVNG > Sete décadas de inovação da Cirurgia Cardiotorácica do CHVNGE ao serviço da população