Dê sangue à vida: IPST apela à doação, dia 14 de agosto, no MAR Shopping Matosinhos

10/08/2018

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e o MAR Shopping Matosinhos voltam a lançar o apelo à doação de sangue, sob o lema «Dê sangue à vida».

Assim, à semelhança de anos anteriores, a unidade móvel do IPST vai marcar presença no MAR Shopping Matosinhos para realizar novas colheitas de sangue. Os interessados devem dirigir-se ao parque exterior do centro comercial, junto à entrada MAR, na próxima terça-feira, 14 de agosto, entre as 14 e as 19 horas.

Para Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto do IPST, «no verão os pedidos de dádiva de sangue são reforçados pelo aumento das necessidades. Além de um ato solidário, contribuir para esta causa pode ajudar a salvar vidas. Temos, assim, de continuar a sensibilizar as pessoas para importância de doar sangue, sobretudo em alturas em que as reservas registam maior escassez no stock.», sublinha a responsável. E acrescenta, «promover e divulgar a dádiva de sangue junto dos mais jovens continua a ser vital, para garantir a autossuficiência de sangue no futuro.»

A parceria entre o IPST e o MAR Shopping Matosinhos já permitiu angariar mais de 600 dadores inscritos. A terceira e última colheita do ano, que antecipa o período crítico do Natal, tem data agendada para 14 de dezembro.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber

Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea.

Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Para saber mais, consulte: