Tome nota dos cuidados a ter, antes de partir de férias – INSA

imagem do post do Tome nota dos cuidados a ter, antes de partir de férias

09-08-2018

Numa altura em que grande parte da população se encontra ou se prepara para estar de férias, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge recorda-lhe algumas das principais recomendações das autoridades de saúde que deve ter em conta neste período de descanso. Conselhos simples mas que podem fazer toda a diferença para umas férias com saúde.

Se vai entrar de férias ou viajar, consulte o “Férias e Viagens: cuide da sua saúde!“, onde pode encontrar um conjunto de recomendações gerais que deve ter em conta para que tenha umas férias cheias de saúde. Vacinas que poderão ser necessárias quando se deslocar para fora do país, o que deve colocar no seu estojo de viagens ou o tipo de repelente mais adequado para se proteger dos mosquitos e outros insetos são algumas das informações que poderá encontrar neste site da Direção-Geral da Saúde.

Quando se deslocar, em viagem de férias ou de trabalho, lembre-se que no destino as condições climáticas, a alimentação e os costumes podem ser diferentes daqueles a que está habituado, o que pode levar a um aumento dos riscos para a saúde. A circulação nas estradas ou a participação em grandes eventos como os festivais de música com a eventual propagação de doenças transmissíveis, são outros aspetos que podem implicar a necessidade de cuidados acrescidos com a saúde.

Não se esqueça também que os afogamentos são uma das principais causas de morte entre as crianças e jovens. Saiba ainda o que pode fazer para prevenir acidentes em atividades aquáticas, que medidas pode tomar para se proteger do sol e do frio ou como evitar ingerir água ou alimentos contaminados quando se desloca a países estrangeiros. E no regresso conheça os sintomas a que deve estar atento.