Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) – 2.º Trimestre de 2018 – DGAEP

14-08-2018 Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) – 2.º Trimestre de 2018

A SIEP é uma publicação trimestral de divulgação dos principais indicadores estatísticos sobre emprego público.

Nesta edição da SIEP divulgam-se os dados de emprego e remunerações recolhidos através do Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE) para o sector das Administrações Públicas, com referência ao 2.º trimestre 2018. É igualmente disponibilizado um capítulo de indicadores estatísticos de síntese sobre emprego e remunerações no universo das empresas públicas, demais pessoas coletivas públicas e outras entidades públicas que compõem os subsectores das sociedades não financeiras e financeiras do sector público.

Emprego

30 de junho de 2018, o emprego no sector das administrações públicas situava-se em 675 320 postos de trabalho, revelando um aumento de cerca de 1,1% em termos homólogos (mais 7 304 postos de trabalho).

Face a 31 de dezembro de 2011, o emprego assinalou uma quebra de 7,2%, correspondente à redução de 52 465 postos de trabalho, sendo a administração central o subsector que revela a maior diminuição de trabalhadores: 38 121 postos de trabalho que traduzem, em termos percentuais, uma quebra de 6,9%.

Em comparação com o final do trimestre anterior, o emprego nas administrações públicas apresentou um aumento de 904 postos de trabalho (0,1%), em resultado do crescimento do emprego na administração local e regional (mais 1 559 postos de trabalho correspondendo a uma variação de 1,0%), acompanhado de uma quebra de emprego na administração central (menos 646 postos de trabalho).

Os Municípios, com um acréscimo de emprego de 1 200 postos de trabalho, apresentam o maior contributo para esta evolução do emprego no trimestre, derivado essencialmente do aumento de postos de trabalho ocorrido nas carreiras de assistente operacional, assistente técnico e técnico superior, em consequência do processo de regularização extraordinária de vínculos precários na administração local, nos termos da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, da internalização de trabalhadores de empresas municipais e da contratação de trabalhadores para atividades artísticas, desporto e recreativas durante os meses de verão. Esta variação do emprego na administração local inclui ainda novos recrutamentos de bombeiros pelos Municípios. Por outro lado, de salientar na administração central o aumento de emprego no Ministério da Administração Interna (1,5%), o qual decorre da contratação de vigilantes da floresta na GNR para as operações de prevenção de incêndios durante o verão.

A 30 de junho de 2018, o emprego por subsector das administrações públicas apresenta uma estrutura idêntica à do trimestre anterior: 76,0% dos trabalhadores encontram-se em entidades da administração central, 17,0% na administração local, 5,5% na administração regional autónoma e 1,5% nos fundos de segurança social.

Com um peso na população total de cerca de 6,6% (rácio de administração), o emprego no sector das administrações públicas representa, no final do 2.º trimestre do ano, cerca de 12,9% da população ativa e de 13,9% da população empregada. Por outro lado, 6 em cada 10 trabalhadores das administrações públicas são mulheres, mantendo-se a taxa de feminização no sector, acima do mesmo indicador para o total da população ativa. Na mesma data, as mulheres trabalhadoras nas administrações públicas representam 15,7% da população ativa do mesmo sexo.

Remunerações

Em abril de 2018, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no sector das administrações públicas situava-se em cerca de 1 468,0€, correspondendo a uma variação global média de 0,1% em relação ao mês de referência do trimestre precedente (janeiro); e a uma variação homóloga de 0,5%, por efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, da atualização do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida e da aplicação do processo faseado de descongelamento de carreiras, progressões e promoções.

O ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado, para abril de 2018, em 1 709,2€, indiciando uma variação global no trimestre de 0,1%, e uma variação homóloga de 2,0%, pelos mesmos motivos referidos para a remuneração base média mensal, a que acresce, face ao mesmo mês de 2017, o aumento do subsídio de refeição.


síntese estatística do emprego público (SIEP)

Síntese estatística do Emprego Público

A Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) é uma publicação trimestral, através da qual a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) divulga informação estatística de síntese sobre emprego público no âmbito das estatísticas do mercado de trabalho.

A informação disponibilizada centra-se no universo de entidades que compõem o sector público na ótica da contabilidade nacional, classificadas em: administrações públicas (capítulo I) e sociedades financeiras e não financeiras públicas (capítulo II), consistente com o respetivo universo definido pelo Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE, I.P.).

30 de junho de 2018, o emprego no sector das administrações públicas situava-se em 675 320 postos de trabalho, revelando uma desaceleração de crescimento em relação ao trimestre anterior para 0,1% e uma perda de emprego na ordem de 7,2% em comparação com o final de 2011.

Variação acumulada do emprego nas administrações públicas

Variação homóloga do emprego nas administrações públicas

2.º Trimestre/2018   Quadros Excel (2.º T/2018)   Entidades sector empresarial (2.º T/2018)


Veja todas as relacionadas e edições anteriores em:

Síntese Estatística do Emprego Público

Boletim Estatístico do Emprego Público