ARS Norte | Atendimento complementar: Novas instalações em Vila Nova de Gaia vão receber o serviço

17/08/2018

As novas instalações da Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho vão receber o serviço de atendimento complementar de Vila Nova de Gaia, servindo, desta forma, as populações dispersas por todas as freguesias do concelho e os dois agrupamentos de centros de saúde (ACES) – Gaia e Espinho/Gaia.

De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, a abertura destas instalações, sitas na Rua Fernando Pinto Lourenço, Vilar de Andorinho, em Vila Nova de Gaia, está prevista para o dia 20 de agosto de 2018 e a prestação de cuidados será assegurada no seguinte horário:

  • Das 20 às 23 horas – dias de semana
  • Das 9 às 20 horas – fins de semana e feriados

De referir que estes cuidados, prestados em centros de saúde, são destinados ao atendimento dos utentes em situação de doença aguda não urgente.

Este novo serviço resulta de um trabalho de articulação, desenvolvido ao longo de vários meses, entre os ACES Gaia e Espinho/Gaia, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE (CHVNGE) e a vereação da autarquia de Gaia, procurando-se, desta forma, aumentar e melhorar a resposta às necessidades dos cidadãos.

Deste trabalho emerge também a vontade de melhorar a articulação com o hospital de referência e o encaminhamento das situações mais graves para o centro hospitalar, sempre que a situação clínica assim o justifique.

Sobre as novas instalações

Sediadas em local privilegiado por se encontrarem no limite geográfico partilhado pelos dois ACES referidos e junto ao CHVNGE, tendo em conta a dimensão do concelho e a dispersão por tão grande área geográfica – a maior densidade populacional nos centros de concentração urbana.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/