Nova geração de sistemas de informação: Évora é o 1.º hospital a instalar o Vendor Neutral Archive

28/08/2018

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e a SIEMENS estão a iniciar a primeira instalação nacional da nova geração de sistemas de informação orientados para a gestão integrada e partilhada de documentação e informação clínica, habitualmente designada como VNA (Vendor Neutral Archive).

Trata-se de uma solução centrada no doente que permite arquivar e disponibilizar centralmente toda a documentação e resultados clínicos, produzidos nas várias especialidades do hospital. Este sistema permite um arquivo centralizado, independentemente das fontes, origens e formatos da informação recolhida, o que constitui uma das suas grandes mais-valias.

A Presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes, realça que «se trata de uma tecnologia inovadora e pioneira em Portugal e orgulhamo-nos de ser o primeiro hospital a implementar este sistema na saúde, na região do Alentejo e no país».

«Este é o primeiro passo para o futuro da saúde e para a saúde do futuro, pois a informação estruturada que vamos iniciar no nosso Hospital é a premissa fundamental para a aplicabilidade da inteligência artificial na área da saúde», acrescenta dirigente.

Prevê-se que o novo sistema entre em funcionamento pleno em setembro de 2018.

Para saber mais, consulte:

Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE – http://www.hevora.min-saude.pt/