Dia Mundial da Literacia: Pombal divulga área do cidadão do Portal SNS para assinalar data

29/08/2018

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pombal vai assinalar o Dia Mundial da Literacia, que se celebra no dia 7 de setembro, com uma iniciativa que visa divulgar a Área do Cidadão do Portal SNS e promover a inclusão digital dos cidadãos/utentes.

«Vamos Ativar os Pombalenses na Área do Cidadão do Portal do SNS» é o tema da iniciativa, organizada em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e com a Câmara Municipal, que terá lugar pelas 14h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Pombal.

Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, através do email biblioteca@cm-pombal.pt.

«Caro cidadão: Já conhece o Portal do Serviço Nacional de Saúde? Num único local, toda a informação de saúde. Aceda e registe-se na Área do Cidadão! Pode marcar consultas, renovar medicação crónica, visualizar o guia de tratamento, entre outras funcionalidades. Útil, simples e próximo de Si!». É assim que a UCC Pombal apresenta o projeto.

A área do cidadão foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo prioritário de simplificar a vida dos cidadãos, disponibilizando um conjunto de serviços e, deste modo, evitar deslocações e perdas de tempo.

Esta plataforma online permite efetuar uma melhor gestão dos dados de saúde, por parte dos utentes e aceder a um conjunto de funcionalidades, como por exemplo, consulta de registos clínicos, boletim de vacinas digital, tempo de espera para uma cirurgia ou marcação de consulta com o médico de família.

Além disso, é possível aceder ao testamento vital, caso o cidadão o tenha feito, pedir o comprovativo digital de presença numa consulta ou solicitar a isenção de taxas moderadoras.

A UCC Pombal pretende também ensinar o cidadão a aceder a esta funcionalidade: «Ainda não se registou? É rápido e simples. Procure no Google Área do Cidadão do Portal do SNS ou aceda através da página web www.sns.gov.pt/cidadao/».

São apenas necessários três passos:

  • Para se registar deve preencher os vários campos solicitados: número de utente, nome completo, data de nascimento, e-mail e número de telemóvel. Ser-lhe-á pedida uma palavra passe para poder aceder ao portal;
  •  Após preenchimento dos campos e após ter aceite as condições, ser-lhe-á enviado um email ou mensagem para o seu telemóvel com as instruções para validar o seu acesso à Área do Cidadão;
  • Já no seu e-mail, acede ao endereço apresentado para finalizar o seu registo na Área do Cidadão.

Termina aqui o processo de registo. A partir de agora, ao entrar na Área do Cidadão, para aceder aos vários serviços disponibilizados, basta escrever o seu número de utente e a palavra passe que usou no registo.

Se quiser saber mais, apareça na Biblioteca Municipal de Pombal, no dia 7 de setembro, para comemorar o Dia Mundial da Literacia.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/