“Redação de protocolos de investigação”: continuam abertas as inscrições – INSA

imagem do post do “Redação de protocolos de investigação”: continuam abertas as inscrições

30-08-2018

Continuam abertas as inscrições para o curso “Redação de protocolos de investigação”, que terá lugar, nos dias 24 e 25 de setembro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Lisboa. Os interessados em participar nesta ação formativa, que visa promover competências de planeamento e desenho de protocolos de investigação epidemiológica, em particular, no âmbito dos estudos observacionais, devem efetuar a sua inscrição 14 de setembro.

Organizada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, esta formação permitirá dotar os participantes dos conhecimentos iniciais para a execução de um protocolo científico, através de uma forte componente prática dedicada ao planeamento e desenho de estudos observacionais. Para se inscrever na segunda edição do curso “Redação de protocolos de investigação”, clique aqui.

“Pertinência e estrutura do protocolo de investigação”, “Definição da questão de investigação e dos objetivos de estudo” e “Definição de população alvo, população de estudo e amostra – Cálculo do tamanho da amostra” são os principais temas a abordar durante o primeiro dia do curso. O segundo dia da formação será dedicado ao plano de análise e à apresentação de resultados, assim como a questões éticas relacionadas com os estudos observacionais.

O protocolo é um instrumento fundamental na construção de estudos de investigação epidemiológica, pois a primeira condição para alcançar estudos com validade é a elaboração de um protocolo rigoroso. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.