Novas instalações da Unidade de Saúde da Madalena, em Vila Nova de Gaia

31/08/2018

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, acompanhados pelo Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, visitaram hoje, dia 31 de agosto, o local onde estão a ser edificadas as novas instalações da Unidade de Saúde da Madalena, em Vila Nova de Gaia.

Este novo investimento da ARS Norte em Gaia, à semelhança da decisão tomada para a Unida de Saúde de Vilar de Andorinho, contou com fundos comunitários – Programa Operacional Norte 2020 – e envolveu o Ministério da Saúde/ARS Norte e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que, entre outros apoios, cedeu o terreno com uma área de, aproximadamente, 3.500 m2, em regime de direito de superfície.

Apesar da necessidade de novas instalações e do projeto de execução estar concluído desde 2010, só oito anos depois começa esta obra, que visa a criação de condições para que a Unidade de Saúde da Madalena fique em instalações modernas, humanizadas e amiga das pessoas, substituindo as atuais que, para além de há vários anos funcionarem num edifício arrendado, não reúnem os requisitos mínimos legais e regulamentares para o fim a que se destinam – prestação de cuidados de saúde.

A área coberta do futuro edifício é de cerca de 1.200m2 e vai incluir um módulo de saúde familiar (com oito gabinetes médicos, seis gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, dois gabinetes de vacinas e injetáveis e uma sala de Inaloterapia), zona de saúde materna (um gabinete médico, um gabinete de enfermagem e um sala de espera), zona de saúde infantil (um gabinete médico, um gabinete de enfermagem e uma sala de espera), bem como todas as áreas de apoio necessárias e inerentes ao seu funcionamento.

A unidade vai servir, essencialmente, 5.000 utentes residentes nas freguesias de Madalena e Valadares. O valor total da obra é de, aproximadamente, 1.750.000€, sendo a comparticipação FEDER de 1.487.500€. A conclusão e entrada em funcionamento está prevista para o segundo semestre de 2019.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte, IP – http://www.arsnorte.min-saude.pt/