Infográfico INSA ─ Higiene Oral

imagem do post do Infográfico INSA ─ Higiene Oral

12-09-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, disponibiliza, no âmbito do Dia Europeu da Saúde Oral, que se assinala a 12 de setembro, um infográfico sobre higiene oral, referente à população residente em Portugal em 2015, com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos. A informação sobre este tópico relacionado com a saúde dos portugueses encontra-se estratificada por sexo, grupo etário, situação perante o trabalho, região e nível de escolaridade.

Estes dados são relativos à questão “Com que regularidade escova os dentes?”, tendo 4.4 milhões de portugueses (65%) referido escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia. A escovagem de dentes pelo menos duas vezes por dia foi mais frequente nas mulheres (71,5%), nos grupos etários mais jovens (71,5% entre os 25-34 anos), na região do Algarve (75,8%), nos indivíduos com atividade profissional (68,2%) e nos indivíduos com mais escolaridade (84,6%).

O infográfico apresentado tem como fonte de dados o primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge. O primeiro INSEF foi desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa, apresentando como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.

Este infográfico está disponível, em acesso aberto, em português e em inglês. Para mais informações sobre o INSEF, consultar o site do projeto aqui.

   
Infográfico – Higiene Oral Infographic – Oral Health