CHLN | Hospital Verde: apresentado projeto de eficiência energética para Santa Maria

18/09/2018

Foi apresentado na segunda-feira, dia 17 de setembro, o projeto de eficiência energética Green Hospital (Hospital Verde), que pretende tornar o Hospital de Santa Maria mais amigo do ambiente.

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), no qual se insere esta unidade de saúde, vai avançar em janeiro com um projeto de eficiência energética, concorrendo em 2021 à certificação internacional.

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, esteve na sessão de apresentação, que contou também com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Na sua intervenção, a Rosa Valente de Matos salientou que a utilização eficiente da energia, dos recursos hídricos e a gestão da produção dos resíduos são fundamentais numa sociedade moderna, sustentável e competitiva. Reforçou que a utilização eficiente e sustentável dos recursos faz parte do Programa do Governo, sendo que o Ministério da Saúde está comprometido na implementação deste eixo estratégico.

A Secretária de Estado relembrou o despacho do seu gabinete, que determina metas muito específicas para as instituições terminarem o ano de 2018, por comparação a 2011, com valores significativamente mais baixos de consumos de energia elétrica, gás, água e resíduos. Foi destacada, ainda, a implementação do Plano Estratégico do Baixo Carbono e do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos das Neves Martins, o Green Hospital é um projeto ambicioso com um investimento estimado de 25 milhões de euros, com possibilidade de ter 70% de financiamento comunitário. Numa primeira fase, que tem um valor estimado de 15 milhões de euros, há a hipótese de financiamento a 95%.

O dirigente adiantou que este é o maior edifício público nacional, um dos maiores hospitais do país a dar o exemplo de um conjunto de políticas para melhor eficiência energética.

Em causa estão medidas como a eliminação do papel ou a substituição de janelas, de pavimentos e de paredes para atenuar o ruído ou ainda a colocação de painéis solares nas coberturas dos parques de estacionamento. Compreende, ainda, projetos para a recuperação e alteração da tipologia técnica de equipamentos, visando a redução sustentável dos consumos de energia.

O projeto Santa Maria Green Hospital é constituído por 10 objetivos interligados que a administração gostaria de ver implementados nos próximos cinco anos, com o aproveitamento dos fundos do Portugal2020, bem como de outros instrumentos financeiros.

Estes projetos estão integrados na candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) já aprovada com um valor total de 15,87 milhões de euros.

No âmbito do cumprimento deste objetivo e nos termos da candidatura ao POSEUR encontram-se definidas sete ações a desenvolver, entre as quais a substituição das lâmpadas existentes por tecnologia LED para iluminação interior, de coletores solares térmicos para preaquecimento de água quente sanitária, de um sistema de módulos fotovoltaicos para autoconsumo, de um sistema centralizado de produção de fluido térmico, e substituição de caixilhos e estores exteriores.

O CHLN quer ainda ter uma frota amiga do ambiente (híbrida ou elétrica), repensar a recolha e produção de resíduos hospitalares, colocar pavimentos e revestimentos antimicrobianos e fazer um aproveitamento paisagístico de toda a área exterior do Hospital criando um jardim terapêutico, uma pista de manutenção e um fitness park.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Lisboa Norte > Destaques