Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre consequências para a saúde pública das alterações climáticas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre consequências para a saúde pública das alterações climáticas

18-09-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, dia 8 de outubro (09:30), no seu auditório em Lisboa, um seminário sobre consequências para a saúde pública das alterações climáticas. A iniciativa visa contribuir para o debate sobre este tema, constituindo uma plataforma onde os vários sectores da sociedade possam contribuir de forma válida para estimular a adoção de medidas eficazes e atempadas que ajudem a minorar o impacto das alterações climáticas na saúde pública em Portugal.

Com entrada livre a todos os interessados, o seminário “Consequências para a saúde pública das alterações climáticas: ações para mitigar riscos e preparar para novos desafios” contará com a apresentação de Filipe Duarte dos Santos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e comentários de Alexandre Tavares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra). O evento será também transmitido por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira no Porto.

O Instituto Ricardo Jorge tem vindo a promover ao longo do ano, no seu auditório em Lisboa, um ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública. Estes seminários têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto Ricardo Jorge, para a ciência e para a saúde pública nacional e global, assim como divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.

As alterações climáticas podem afetar a saúde pública de muitas e diferentes formas, produzindo impactes diretos e indiretos, bem como impactes imediatos ou de médio e longo prazo. Segundo a Organização das Nações Unidas, os riscos para a saúde relacionados com as alterações climáticas estão a aumentar em todo o mundo, mas se existirem respostas internacionais coordenadas alguns dos piores impactos das mudanças climáticas na saúde podem ser evitados.

Em Portugal, em complemento da aplicação do Protocolo de Quioto à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, foi aprovada Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC), através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 24/2010. Esta estratégia, que o Instituto Ricardo Jorge apoiou desde o início, visa o estabelecimento de medidas de adaptação que permitam prevenir ou mitigar os efeitos das alterações climáticas nas várias vertentes incluindo a saúde pública.